SALA 3

— 'ruínaconstrução'

— 'ruínaconstrução'

— 'ruínaconstrução'

Image

Auerbach, Tauba | This is a Lie | 2007

Um dos maiores eixos orientadores do desenvolvimento da Coleção Teixeira de Freitas foi construído a partir da ideia de Arquitetura. Daí, existirem na coleção muitas obras que se relacionam com projetos, técnicas e materiais utilizados no processo de erguer edificações, assim como obras conceptualmente ligadas a ideias de construção e desconstrução.

O título deste terceiro núcleo, reúne as palavras ‘ruína’ e ‘construção’ numa mesma expressão. Aqui, agrupam-se trabalhos que, por lidarem com fragmentos do mundo, se tornam imagens duplamente dialógicas, ao oferecer intercessões potentes entre o que “já foi” e o que “está para ser”. Esta interposição desafia a própria ideia linear de tempo e os conceitos de progresso e sucesso, ao fazer vestígios vivos do passado e promessas inacabadas do futuro coincidirem num mesmo corpo.

Diante das obras em ruínaconstrução, somos confrontados com a coexistência essencialmente descompassada de múltiplas temporalidades: pessoais, históricas, materiais (orgânicas/inorgânicas) e até mesmo geológicas ou cosmológicas.

Em diversas genealogias da teoria crítica e dos estudos do colonialismo ou decoloniais, a ideia de ruína é fundamental. Para alguns, a ruína pode ser uma alegoria do pensamento em si. Outros, olham além de operações simbólicas e conceptuais, e reforçam o caráter sensual das ruínas ao oferecer-nos uma co-presença material com as experiências de efemeridade e imortalidade. As ruínas podem simbolizar a persistência daquilo que é entendido como coisa, como matéria sem vida humana. Mas, como as ruínas recusam a morte, estão vivas para afetar e ser afetadas. Aqui, o potencial transformador do encontro com as ruínas é explorado, no sentido de abrir caminhos para a construção de novas formas de viver que superem traumas históricos.

Image

Vieira, Ana | Sem título | 1973


SALAS




Ver mais




Ver mais



Ver mais



Ver mais




Ver mais



Ver mais



Ver mais




Ver mais



Ver mais



Ver mais




Ver mais



Ver mais



Ver mais



Ver mais



Ver mais